Toucinho do Céu
Encante-se com a tradição portuguesa através da nossa receita de Toucinho do Céu. Descubra a perfeita harmonia de leite e gemas, criando uma textura única e sabores que transcenderam gerações.
- Publicado: 05/02/2024
- Atualizado: 11/02/2024: 14 41
- Por: Denise
Você já foi na casa da sua bisavó ou avó e encontrou aquele delicioso bolo baixinho estilo "polentinha" que não dá vontade de parar de comer?Agora você vai aprender a fazer essa receita tradicional do Toucinho do Céu que é feito no liquidificador.A receita original é feita somente com leite de vaca, mas as pessoas substituíram parte do leite por leite de coco.Realmente o sabor do coco deixa o bolo muito gostoso, mas se você não tiver em casa, não quiser comprar ou não for muito fã de coco, use 600 ml de leite de vaca.
O coco ralado também é para dar um toque especial, mas fica ao seu critério.
Quando terminar de assar você vai ver que o bolo está crescido na forma, é normal.
Deixe para cortar o bolo somente depois que esfriar para não despedaçar ele.
O bolo vai esfriar e baixar na forma, ficando quase como um bolo solado, porém macio, é assim que tem que ser o toucinho do céu.
Essa é mais uma opção de bolo delicioso e fácil de fazer que você pode vender em fatias ou até mesmo o bolo inteiro e fazer uma renda extra.
Ingredientes
- 01 xícara de farinha de trigo
- 01 xícara de açúcar
- 400 ml de leite
- 4 ovos inteiros
- 1/2 colher (de chá) de sal
- 2 colheres (de sopa) de manteiga
- 1/2 colher (de chá) de fermento químico
- 50 gramas de coco ralado
- 200 ml de leite de coco (ou + 200 ml de leite de vaca)
Como fazer bolo toucinho do céu
- Coloque os ovos, o leite, leite de coco, manteiga, sal e o açúcar. Bata até misturar bem;
- Agora adicione a farinha de trigo, o fermento e bata até virar uma massa. Adicione o coco ralado e bata só um pouquinho;
- Despeje em uma forma untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido. Asse em 250 graus com o dourador ligado. Abaixe para 200 graus quando já estiver dourado, lá por 15 minutos. O tempo total no forno é de 40 a 50 minutos.
- Quando terminar de assar, o bolo vai estar crescido na forma. Retire do forno, espere esfriar para então cortar as fatias. O bolo vai baixar na forma e ficar estilo polentinha, como deve ser o toucinho do céu. Agora é só comer essa maravilha.
Curiosidades sobre o Bolo Toucinho do Céu:
Origens Históricas:
- O Bolo Toucinho do Céu tem origens em Portugal, sendo uma receita tradicional da doçaria conventual. Sua história remonta aos conventos onde as freiras criavam iguarias divinas.
Nome Curioso:
- O nome “Toucinho do Céu” pode parecer peculiar para um bolo doce, mas está relacionado à presença de amêndoas e ovos, ingredientes que eram considerados “ricos como o toucinho” na tradição conventual e também pelo fato de utilizarem banha de porco no lugar da manteiga.
Herança Conventual:
- Assim como muitas receitas conventuais, o Bolo Toucinho do Céu reflete a habilidade das freiras na criação de sobremesas refinadas, utilizando ingredientes disponíveis na região.
Tradição Religiosa:
- O Bolo Toucinho do Céu muitas vezes está associado a celebrações religiosas, sendo servido em ocasiões especiais, como festas tradicionais e eventos religiosos.
Textura Única:
- A textura característica do Bolo Toucinho do Céu é densa e úmida, com uma combinação perfeita entre a suavidade das amêndoas e a doçura das gemas de ovos.
Decoração Simples:
- A decoração deste bolo é geralmente simples, destacando-se por sua beleza intrínseca. Às vezes, é polvilhado com açúcar de confeiteiro para um toque final.
Variações Regionais:
- Como muitas receitas tradicionais, existem variações regionais do Bolo Toucinho do Céu, com algumas regiões adicionando toques especiais, como especiarias ou licores.
Preservação da Tradição:
- Apesar do tempo, a receita do Bolo Toucinho do Céu é preservada e apreciada como parte importante da herança gastronômica portuguesa.
Doçaria Conventual:
- A doçaria conventual portuguesa é conhecida por suas receitas requintadas, e o Bolo Toucinho do Céu destaca-se como uma joia dessa tradição.
Celebrado em Festivais Gastronômicos:
- O Bolo Toucinho do Céu muitas vezes é destaque em festivais gastronômicos e eventos culturais, celebrando sua importância na culinária portuguesa.
Apelo Internacional:
- A deliciosa combinação de sabores e a história única do Bolo Toucinho do Céu conquistaram apreciadores em todo o mundo, tornando-o um ícone da doçaria portuguesa.
Essas curiosidades destacam a riqueza cultural e histórica por trás do Bolo Toucinho do Céu, uma deliciosa expressão da tradição culinária portuguesa.
Huuuuum que delicia.
Delicia
Que delicia. Quero a receita
Já fiz esse bolo é maravilhoso
Tô com água na boca, já quero fazer 😋
Amooo
Desejo saber sobre essa receita.
Parece mesmo delicioso
Eu gostaria de receber a receita. Achei o bolo lindo e com jeito de gostoso
Faço sempre receita duplicada pois a tradicional não dá nem pro começo.